Recent Forum Posts
From categories:
Rodrigo Lima (guest) 07 Sep 2014 17:58
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Típica ideia de partidos de esquerda. Sempre querem mais e mais impostos com a desculpa de dar mais assistencialismo aos pobres. Mais impostos para os pobres para que o estado dê mais benefícios aos pobres… Não seria melhor deixar o dinheiro com os pobres? Se a carga tributária no Brasil já é enorme?
A ideia real por trás disso é sempre a mesma: mais dinheiro passando pelas mãos do Estado; mais poder para o Estado. Por isso partidos de esquerda adoram impostos e estatais. Por isso sempre estão envolvidos em esquemas de corrupção.
Quanto mais impostos e mais estatais, mais dinheiro passando pelas mãos do Estado, maior é a facilidade de desvio de verbas públicas, mais fácil de se manter no poder.
Defendem estatais com unhas de dentes e depois aparecem as denúncias que praticamente todas tem ou tiveram algum esquema de desvio de verbas…

by Rodrigo Lima (guest), 07 Sep 2014 17:58
Taís Leite (guest) 08 Jul 2014 23:23
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Estou em busca das informações de comparativos, exemplos dos outros países. Uma vez tive acesso a uma "cartilha" do projeto da Renda Básica de Cidadania, mas não era minha e credito que aqueles exemplos todos são muito úteis para argumentar contra quem critica o Bolsa Família.

by Taís Leite (guest), 08 Jul 2014 23:23
Aletos (guest) 01 Oct 2013 19:34
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Eu tenho um trabalho publico, e tenho formação na área da educação, mas as condições não me permitem atuar na minha área, tendo as minhas necessidades básicas assistidas, eu estaria tranquilamente trabalhando com educação e me sentindo mais realizado.

by Aletos (guest), 01 Oct 2013 19:34
Fabio (guest) 24 Sep 2013 20:06
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Não acho essa ideia boa por várias razões. Trocando em miúdos:

Primeiro que a comparação com o Alaska é totalmente falsa. No Alaska, o que foi feito foi um fundo de impostos que era distribuído. Esse fundo não era uma "renda básica" e nem uma grana "que garanta as necessidades básicas do ser humano". E era anual, inclusive.

"Afim de reduzir a crescente pobreza e evitar um colapso social"

Crescente pobreza? Todos os dados mostram o contrário. Desestabilidade econômica pode ocorrer e ocorre, mas não há um padrão de pobreza crescente. Muito pelo contrário. Procure "Hans Rosling's 200 Countries, 200 Years, 4 Minutes" no Youtube e veja a evolução material da humanidade nos últimos 200 anos.

"Por ser uma renda incondicional, o custo logístico e administrativo é reduzido."

Sim, mas por outro lado, terão muito mais beneficiários do que um BF.

""Ninguém sabe usar melhor o seu dinheiro do que você mesmo", a máxima do liberalismo certamente diz sobre um Estado que muitas vezes gasta o dinheiro público de forma equivocada e descuidada, generalizando o perfil e as necessidades do cidadão."

É para isso que se realizam cortes tributários.

"Não desestimula a procura por trabalho"

Claro que desestimula. Pode desestimular menos do que um Bolsa Família, mas a ética do trabalho é justamente trabalhar para o seu próprio sustento. Ninguém tem "direito" a ser sustentado por outras pessoas; só tem o direito de não ser impedido de usar da sua força de trabalho para buscá-lo.

"Incentiva a busca pelo melhor emprego"

As pessoas sempre buscam o melhor emprego disponível, essa "renda" não vai mudar este fato.

"Com uma Renda Básica, o emprego "possível e rápido" deixa de ser atraente, uma vez o trabalhador pode aspirar por melhores condições de trabalho sem passar necessidade."

Ou seja, o criador desse projeto de Renda Básica avalia para todo o resto da população que o emprego "possível e rápido" é ruim. Na verdade, o argumento dele se baseia na premissa de que há "exploração" numa contratação voluntária. E ainda considera bom alguém preferir ficar em casa sem fazer porra nenhuma tendo emprego, já que ele pode "aspirar melhores condições de trabalho".

Agora, essa parte do "Mitos" tá cheia de falácias:

"Se nós asseguramos aos mais ricos o direito de receber rendimentos mesmo sem trabalhar ou de enviar seus filhos à escola, por que não estender esse mesmo direito a todos, ricos e pobres?"

Ninguém nasce com o direito inato de receber renda. Os ricos não tem o direito assegurado de receber renda, eles tem o direito assegurado a ter propriedade, assim como um pobre também tem este direito, e de alugar essa propriedade (assim como tem pobres que alugam propriedades). O direito à propriedade privada já vale para todos. Não existe o "direito" de receber rendas e nunca existirá.

by Fabio (guest), 24 Sep 2013 20:06
Aquilino (guest) 22 May 2013 17:57
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

em vez de dar dinheiro fácil a vagabundo, por que não dar educação de qualidade a todos e deixar que os que querem trabalhar criem riqueza? Por que não investimos em educação no Brasil? Por que só pensamos em soluções fáceis onde inexiste esforço e trabalho? Se o governo vai dar a alguém, precisa cobrar mais tributos, mas a carga tributária no Brasil já é absurda. Assim afastaremos novos investimentos e não haverá geração de novos empregos aos jovens que desejam trabalhar. Ou então o governo precisará cortar despesas, retirando benefícios atuais (cortará despesas de saúde? ou de saneamento básico? ou o salário dos funcionários públicos?). Economia é gerir recursos escassos, vamos parar de sonhar com o moto perpétuo e trabalhar, que é o que resolve.

by Aquilino (guest), 22 May 2013 17:57
Douglas Vieira (guest) 08 Jun 2012 17:43
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Concordo com diversos pontos alguns até questionáveis, mas aprovo a ideia de como será benéficos a todos " Brasil Acorda temos dinheiro, força industrial e grande abundancia de matéria prima". Diversos políticos estão nos sugando devemos fazer algo para aproveitar de maneira eficiente e do bem a grande e vasta riqueza que temos e distribuir para todos os cidadãos não importando a classe social !

by Douglas Vieira (guest), 08 Jun 2012 17:43
Sousa (guest) 10 Oct 2010 14:12
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

Acho que para viabilizar a renda básica, deveria sim insituir-se a tributação sobre grandes fortunas, o que não implica necessariamente em um aumento generalizado dos tributos. Penso que deveria-se instiuir o imposto sobre grandes fortunas, ao mesmo tempo em que se desonerasse a tributação sobre a cesta básica, determinadas exportações, icms, fopag, serviços públicos etc. Se o problema está da má distribuição de renda, penso o ônus deve recair exatamente sobre os mais riscos, que são aqueles que prejudicam os indicadores. Royalties, sem dúvida é uma outra fonte de recursos legítima, mas não só oriundos da exploração do petróleo mas também de todos e quaisquer recursos naturais, como daqueles provenientes da exploração da mineração, extração de madeira e do agronegócio.

by Sousa (guest), 10 Oct 2010 14:12
Paulo Henrique (guest) 23 Sep 2010 16:57
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

como faço pra receber essa renda basica da cidadania

by Paulo Henrique (guest), 23 Sep 2010 16:57
Re: Ana
Daniel (guest) 09 Nov 2009 13:35
in discussion Hidden / Per page discussions » Renda Básica de Cidadania

A Renda Básica de Cidadania não é apenas para quem tem carteira assinada, é definida por quem tem poder pra decidir quem terá direito a ela. Por isso temos de pressionar para que seja um direito de todos e que haja um fundo permanente para isso, senão nunca chegará a um valor consideravelmente aceitável…

Re: Ana by Daniel (guest), 09 Nov 2009 13:35

Meow oque acontece é que o governo fica investindo dinheiro onde não é necessário, por isso eu penso que a cidadania não supre as necessidades do Ser Humano. Pois pode até existir um programa de renda básica que dão dinheiro para as pessoas que trabalham registradas, mais e aquelas que não são registradas no trabalho, o número de pessoas não registradas no trabalho cresce cada dia mais. E ainda por cima tem aquelas pessoas que nem sequer tem trabalho; Então eu lhe pergunto como essas pessoas vão receber essa renda básica ???

Ana by Anonymous (201.22.9.x), 17 Oct 2007 19:43

Acredito que o mundo de hoje com suas sobras e automações geram a possibilidade da implantação de uma renda mínima sem a necessidade de criação de novos impostos. Tenho estudado bastante este assunto e acredito que há outras soluções…

A idéia me parece boa e plenamente factível desde que levemos em conta alguns aspectos. Este dinheiro NÃO poderia vir de mais impostos porque a carga tributária no nosso país é completamente exorbitante. Este dinheiro deve vir dos dividendos das Estatais (dinheiro que ninguém sabe para onde vai), de royalties da exploração das riquezas naturais (bem que é de todos e por isso deveria ser gozado por todos), de loterias, bingos e cassinos (taxando esses estabelecimentos de forma especial e fiscalizando).
Acredito que dessa forma ninguém se oporia a essa idéia uma vez que ninguém vai tirar um tostão do bolso. Porém, num país com 170 milhões de habitantes, a quantia que cada indivíduo ganharia não seria muito significativa.

by Anonymous (201.67.210.x), 18 May 2007 18:14

o que podemos fazer? já que os ricos abominam essas idéias?

by Anonymous (200.165.235.x), 28 Apr 2007 19:41
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.